7 dicas incríveis para planejar uma viagem com pouco dinheiro

Viajar é uma experiência incrível: você sai da rotina, visita lugares novos, descobre tipos de comida diferentes e conhece ou revê pessoas. Mas todos esses aspectos positivos fazem com que planejar uma viagem seja sinônimo de alto custo, certo? Errado!

Aqui no post, vamos mostrar que é possível viajar gastando pouco dinheiro. Para isso, reunimos sete dicas que você já pode colocar em prática na hora de escolher seu próximo destino. Acompanhe.

As dicas para planejar uma viagem

Todas as informações listadas a seguir ajudam você a desmistificar a ideia de que viajar é algo para pessoas ricas.

1. Organize-se com antecedência

Quando mais cedo você planejar uma viagem, melhor. Assim, haverá tempo de pesquisar passagens e hospedagem mais barata, fazer um roteiro de tudo o que se quer conhecer e juntar dinheiro. O ideal é fazer isso com meses de antecedência. Defina:

  • o local para onde você quer ir;
  • quando será a viagem;
  • quem vai com você;
  • o meio de transporte utilizado;
  • o tempo de permanência;
  • tipo da viagem: mochilão, camping, tradicional, etc.

 2. Converse com pessoas que já viajaram

Depois de definir o seu destino, converse com alguém que já tenha visitado o lugar. O ideal é que a pessoa também tenha ido com pouco dinheiro, pois as dicas serão mais precisas. Você pode perguntar sobre os custos gerais da cidade, lugares baratos para visitar e meios de hospedagem interessantes.

Caso não conheça ninguém, vale a pena pesquisar contatos em grupos no Facebook, por exemplo.

3. Use o transporte público

Além de ajudar você a conhecer mais a cidade, o transporte público é bem mais barato do que alugar um carro, pegar Uber ou táxi.

4. Viaje de ônibus ao invés de avião

Essa dica vai depender do local para onde você for, porém, sempre que possível, dê preferência ao transporte rodoviário. Ele sai muito mais barato do que o avião e ainda é possível apreciar a vista da estrada.

5. Faça um roteiro que priorize passeios gratuitos

No momento de planejar uma viagem para gastar pouco é importante procurar opções de passeios gratuitos. Depois de definir o seu destino, olhe as atrações turísticas que ele oferece e liste tudo que possui custo zero.

Outra forma interessante para gastar pouco é procurar espaços menos conhecidos do público. Além da economia, você pode descobrir lugares muito mais interessantes que fogem dos roteiros tradicionais.

6. Considere hospedar-se em um hostel

Hostel ou albergue é um tipo de hospedagem com preços bem mais acessíveis do que um hotel tradicional. O valor reduzido deve-se ao seu formato com quartos e banheiros compartilhados.

Apesar de a ideia não agradar a todos, saiba que a maioria dos hostels são bem organizados e muitos têm uma área moderna e design incríveis. Além disso, eles possuem cozinha. Então, você pode fazer as suas próprias refeições e economizar com a alimentação na rua.

7. Evite os restaurantes

Continuando com a questão da comida. Fazer refeições fora de casa é sempre um custo e, dependendo do restaurante, um alto custo. Por isso, quando planejar uma viagem programa-se para ir a um supermercado. Faça algumas compras básicas de lanches e leve-os na bolsa.

Quando quiser fazer refeições completas opte por locais mais simples.

Viajar não precisa ser um sonho inalcançável. Com planejamento e fazendo as escolhas certas, é possível reduzir muito os custos. Assim, você pode conhecer novos lugares com mais frequência do que imagina e o melhor: sem gastar grandes quantias.

Caso queira outras dicas interessantes sobre viagens continue acompanhando nosso site.

About Author

Sobre o Autor:

Redatora por paixão e profissão. Adoro literatura, gatos e vivenciar coisas novas, assim como viajar.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *